Gestante e Grávida

Mistérios Dos Desejos De Grávida: Qual É O Seu Hoje?

Um dos desejos de grávida que pode surgir é: comer tijolo! É normal?!

desejos de grávida

Juliana está grávida e entende que os desejos e o aumento do apetite fazem parte da gravidez. Mas, o que a preocupa é o surgimento de alguns desejos de grávida um tanto quanto estranhos. Será que isso é normal?

Quando está irritada ou ansiosa, ela se descontrola e exagera feio na comilança. A fome é tão grande que Juliana já teve vontade de comer coisas esquisitas, como terra e tijolo.

Sabemos que existem muitas Julianas espalhadas por aí: a fome insaciável e as vontades inusitadas fazem parte da vida das grávidas. Mas, o que elas não sabem, é que nem sempre essa situação é saudável. Quer saber mais? Então continue lendo!

De onde surgem os desejos?

Muitas pessoas acham que desejos da grávida são frescura, ou que são apenas uma forma de chamar atenção, mas isso não é verdade. Desejos durante a gravidez são normais e totalmente explicáveis!

Uma das teorias mais aceitas para os desejos é que o corpo está pedindo por nutrientes. O corpo humano é muito inteligente, e, por isso, quando ele se vê em falta de alguma vitamina ou nutriente, faz a pessoa sentir uma vontade louca de comer qualquer coisa que seja uma grande fonte dessas vitaminas.

Esse comportamento pode ser observado até nos animais. Quando cachorros e gatos estão com problemas estomacais, eles logo procuram alguma erva para comer. O mesmo acontece com as gestantes! Por isso, muitas grávidas sentem tanta vontade de comer frutas cítricas: elas diminuem a sensação de enjoo.

Outra explicação é a mudança hormonal, que causa a sensibilidade da mulher grávida. As emoções ficam afloradas e isso pode deixar a gestante com vontade de comer diversos alimentos.

Existem desejos de grávida perigosos?

As pessoas dizem que não se deve negar os desejos da grávida. Mas existe uma condição: ela não pode comer uma quantidade absurda, tampouco pode ingerir qualquer coisa que não seja comestível, ou que seja tóxico.

É verdade que as gestantes devem ingerir mais calorias, mas abusos podem ser nocivos. Ao contrário do que se pensa, grávidas não precisam comer por dois, mas sim comer os alimentos certos. Assim, dependendo do tipo de comida que a gestante ingerir, o abuso pode levar a diabetes e hipertensão.

Além disso, se a teoria diz que as mulheres têm desejos porque precisam de vitaminas, então, esses desejos estranhos podem ser um sinal de que algo não anda certo em seu corpo. Por exemplo, quem sente vontade de comer tijolo ou cimento, provavelmente, está com falta de ferro no organismo, o que pode caracterizar uma anemia!

Desejos estranhos são sinal de deficiência nutricional e devem ser levados a sério. Cada desejo indica uma deficiência, a grávida que está viciada em doces tem um problema, aquela que está louca por castanhas tem outro. Lembre-se, desejos estranhos são um pedido de socorro do seu corpo. Portanto, se você, gestante, sente algum desejo do tipo, conte ao seu médico!

Como controlar a comilança?

Como mencionamos no tópico anterior, o segredo para saciar essa fome incontrolável é comer bem. Sabemos que as futuras mamães podem sentir vontade de comer toda hora e, principalmente, de comer coisas gordurosas e calóricas.

Contudo, exagerar nesse tipo de comida não é recomendável. Invista em frutas, gelatinas, iogurte, grãos, verduras, legumes e equilibrar a quantidade de carboidrato ingerida.

Sentir fome toda hora é normal e a gestante pode sim comer várias vezes ao dia, basta saber dosar as porções. Fazer várias refeições e lanchinhos ao dia com porções pequenas de alimentos leves e saudáveis é o ideal.

Outra dica para diminuir a fome é comer devagar: assim, seu cérebro processa o sentimento de saciedade antes que dê tempo de comer mais. Também é importante manter-se sempre hidratada, pois os líquidos diminuem a sensação de vazio no estômago.

E então, gostou do texto? Então conte para a gente, nos comentários, qual foi o desejo de grávida mais incomum que você já teve!

Mariana Bastos Gomes Nolasco

37 anos, casada, residente de Itaperuna.

Possui Graduação em:
Estética (2008),
Nutrição (2013),
Atualmente cursando Medicina (término em 2024).

Pós-Graduação em:
Docência do Ensino Superior;
Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia;
Neurociêntista.

Membro da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ABRANMI).

Formação complementar: Doula, Consultora de Sono Infantil, Educadora Parental Infantil, Consultora em Aleitamento Materno, Laser terapeuta, Costureira Industrial do Vestúario, Modelagem Feminina e Maquiagem Profissional.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *