Gestante e Grávida

Gravidez semana a semana: a reta final da gravidez!

Reta final da gravidez

Na reta final da gravidez. Você chegou no terceiro trimestre! A barriga já está pesando?

Neste post, vamos ver o que acontece na reta final da gravidez, ou seja: no terceiro trimestre, a partir da 25ª semana de gestação…

Veja o que acontece dentro da sua barriga, o que é normal que você sinta e quais são os cuidados especiais semana a semana desta fase.

O que fazer quando a bolsa romper? E a mala maternidade, está pronta?

Caso esteja no segundo trimestre (entre 13 a 24 semanas de gravidez), clique aqui para ver o post sobre esta fase!

Caso esteja no primeiro trimestre (entre 0 a 13 semanas de gravidez), clique aqui para ver o post sobre esta fase.

25 semanas de gravidez

Dentro da barriga:

Se o seu bebê já pudesse falar, provavelmente estaria dizendo aos seus órgãos: “Com licença!”

É como se tivesse uma bola de futebol dentro da sua barriga. O seu bebê precisa de espaço para crescer, por isso os seus órgãos estão apertadinhos lá dentro.

O que você sente?

  • Vivendo no banheiro: sim, as idas ao banheiro podem se tornar frequentes. Não deixe de ir sempre que sentir vontade! Isso é muito importante para evitar infecções do trato urinário (ITUs) que são muito comuns na gravidez.
  • Atenção para a diabetes gestacional! É um tipo de diabetes que aparece na gravidez e geralmente desaparece depois que o bebê nasce. Entre a 24ª e 28ª semanas você pode fazer o exame para checar se há sinais dela.

O tratamento envolve uma dieta especial, atividade física moderada e, em alguns casos, medicação. Mas é sempre melhor prevenir do que remediar! Quer saber como evitá-la? Clique aqui e veja o que fazer!

As calcinhas estão incomodando? As calcinhas próprias para gestante irão se adaptar ao tamanho da sua barriga sem te apertar e acompanhar você até quando a barriga estiver enorme.

26 semanas de gravidez

Dentro da barriga: A narina do bebê está em desenvolvimento. Nesse momento, ele “inala” e “exala” líquido amniótico! Ele também já sabe sugar, por isso, ainda na barriga, ele já pode estar chupando os dedinhos.

Além disso, sabe quando o recém-nascido aperta com muita força o seu dedo, o seu cabelo ou um objeto com as mãozinhas? Ele já costuma fazer isso desde a barriga, no próprio cordão umbilical. Mas não se preocupe, o cordão não é frágil!

O que você sente?

Vigie os seus níveis de açúcar no sangue. Se estiver muito baixo você pode sentir tontura e cansaço. Para evitar isso, faça refeições pequenas e frequentes para manter tudo equilibrado.

27 semanas de gravidez

Dentro da barriga: o seu bebê abre os olhos pela primeira vez! Ele vai começar a enxergar luzes e sombras.

Você sabia? Ele já está brincando de balanço. O balanço do seu corpo nina o bebê dentro da barriga… Simples movimentos da mãe no dia a dia podem causar um suave balanço para o bebê em meio ao líquido amniótico.

O bebê também já consegue sentir sabores no líquido amniótico de acordo com o que a mãe come!

O que você sente?

Os seus seios estão diferentes? Nesta semana, é normal que a sua aréola (a “borda” do mamilo), além de ter escurecido no primeiro trimestre, aumente de tamanho. Isso irá desaparecer um tempo depois do nascimento do bebê.

Muitas mulheres sonham muito por causa dos hormônios e também por conta da ansiedade comum dessa etapa da gravidez.

28 semanas de gravidez

Dentro da barriga: o pulmão do bebê está em uma etapa muito importante do desenvolvimento!

O que você sente?

Está vendo muitas estrias? Fique calma! Elas geralmente desaparecem após o nascimento, mas você pode continuar cuidando da alimentação, bebendo bastante água e usando óleo de amêndoas. Saiba mais sobre como evitar as estrias na gravidez clicando aqui!

Também é normal que as mulheres grávidas tenham dificuldade de se equilibrar. Ande com mais cuidado e prefira calçados baixos e confortáveis.

29 semanas de gravidez

Dentro da barriga: ficando gordinho! O seu bebê irá ganhar peso significativamente, ou seja: a barriga vai pesar. É a hora em que 96% dos bebês começam a ficar na posição de cabeça para baixo.

O espaço dele está diminuindo… por isso você pode sentir muitos chutes e cotoveladas.

O que você sente?

Você pode usar calcinhas próprias para gestante. Elas te ajudam a sustentar o peso da barriga. Elas também são mais confortáveis e se encaixam melhor por causa do recorte anatômico.

Com cada vez mais peso no corpo, as câimbras podem aumentar devido ao excesso de esforço dos músculos. Praticar exercícios e cuidar da alimentação ajuda a evitá-las.

Você vai precisar de cálcio (leite e derivados), magnésio (alimentos de folhas verde-escuras), e potássio (grãos como lentilha e feijão, banana, tomate, feijão branco e cenoura).

Saiba o que você pode fazer em caso de câimbras na gravidez clicando aqui!

30 semanas de gravidez

Dentro da barriga: o cérebro do bebê está se formando a todo vapor! Além disso, o cálcio que a mãe ingere do leite está indo diretamente para formar os ossos dele.

O que você sente?

  • Muitas mulheres sentem coceira no sétimo mês. É um sintoma dessa fase, mas em vez de coçar, faça uma massagem com um creme hidratante.
  • Continue cuidando muito bem da sua dieta.
  • Já pensou como vai ser o parto? Entenda o que é parto humanizado.
  • Procure o médico ideal para você!

31 semanas de gravidez

Dentro da barriga: Dentro de apenas nove semanas, o seu bebê estará pronto para te ver!

Repare qual é a hora que ele costuma ficar mais ativo. Se ele ficar uma hora sem se mexer, coma um lanche leve e deite-se de barriga para cima para tentar sentir novamente. Caso ele não mexa por um longo tempo, avise ao seu médico.

Mas não se assuste caso ele esteja menos ativo agora. Por causa do crescimento dele, o espaço no útero está menor.

Além disso, nesta semana o seu bebê também já tem um reflexo para localizar e pegar o peito após o nascimento!

O que você sente?

Sente-se cansada à toa e tem falta de ar?

A falta de ar é um sintoma que preocupa muitas grávidas. E é comum por causa do crescimento do bebê pressionando o seu diafragma. O que fazer?

Quando estiver chegando a hora do parto, irá ocorrer um fenômeno chamado “encaixe”, que é quando o bebê se aconchega mais abaixo e isso ajuda a aliviar a falta de ar, o que por outro lado pode aumentar a pressão na parte inferior do abdômen ou na pélvis.

Tente simplesmente relaxar e não se sobrecarregar. Fique confortável e prefira roupas e calcinhas que não te apertem ou incomodem, que ajudam a diminuir a sensação de desconforto e se adaptam ao tamanho da sua barriga.

Se estiver preocupada com este sintoma, fale com seu médico.

32 semanas de gravidez

Dentro da barriga: a posição do bebê às vezes fica desconfortável para você? Tente deitar de lado ou mudar de posição para influenciar o seu pequeno a se mexer também.

O que você sente?

Você verá mais o médico! Se antes era só uma vez ao mês, agora pode ser a cada duas semanas. Qual vai ser o parto?

Parto é um tema que gera muita ansiedade, mas que também precisa de muita informação.

Conheça os tipos de parto, comece a se preparar e compartilhe seus desejos, medos, dúvidas e ansiedades com ele.

Fazer curso para gestantes e a aula de parto também é interessante para você se preparar melhor para o grande dia!

33 semanas de gravidez

Dentro da sua barriga: você sente o bebê chutar mais forte porque o líquido amniótico diminuiu para ele poder crescer.

As necessidades de proteína e gordura do seu bebê estarão no auge.

O que você sente?

Quilinhos a mais? Não se preocupe, é normal estar ganhando em torno de meio quilo por semana até pouco antes do parto. Cuidado com as dietas sem orientação, por causa dessas necessidades é importante que você faça refeições equilibradas.

34 semanas de gravidez

Dentro da barriga: pode ser que você note os pés, cotovelos ou braços dele salientes na sua barriga!

O que você sente?

Conclua o seu plano de parto. Está tudo combinado? É a hora de confirmar os seus desejos para o seu profissional de saúde e familiares, para que tudo ocorra como o esperado para você.

Você já sabe o que vai sentir quando a hora do parto chegar?

  • Contrações consecutivas em intervalos cada vez mais curtos;
  • Dor na região lombar e cólicas semelhantes às menstruais;
  • Sua bolsa se rompe liberando o líquido amniótico (a quantidade da saída desse líquido pode variar, em algumas mulheres ele pode gotejar, e em outras pode ser intensa);
  • Ou evacuação contendo sangue por causa da dilatação do útero.

35 semanas de gravidez

Dentro da barriga: Mesmo com o espaço apertado no útero, o seu bebê pode virar várias vezes antes do nascimento.

Existem duas posições que ele pode estar na hora do parto:

  • Vértex: A posição de cabeça para baixo, que é a ideal para o nascimento.
  • Parto pélvico: os pés ou bumbum dele estão para baixo, ou seja: a parte inferior do bebê “nasce” primeiro.

O que você sente?

A mala maternidade está pronta? Apenas 5% dos bebês nascem na data prevista, por isso, é útil estar de malas prontas e ficar mais tranquila caso o bebê se apresse! Clique aqui para conferir dicas e a lista do que levar com você para o hospital sem esquecer qualquer detalhe.

O que NÃO PODE FALTAR?

Robe Maternidade: Você pode levar um robe para o hospital e jogar por cima de roupa ou pijama para receber visitas e também na hora de amamentar o bebê. A abertura na frente te deixa muito prática para amamentar! E pode já usar desde a gravidez.

Sutiãs de amamentação: No último trimestre é a hora de escolher os seus sutiãs de amamentação. São muitos modelos, qual escolher?

A dica é escolher alguns modelos diferentes para começar a amamentar e aos poucos, com o uso, você vai identificando qual é o que você mais gosta. Veja qual é o mais confortável para você.

Quer conhecer lindas opções de sutiã para amamentar? Clique aqui para conferir.

36 semanas de gravidez

Dentro da barriga: o seu bebê já conhece a sua voz. Ao nascer, ele vai conhecer o seu rosto. Já fez a sua playlist da gravidez? É a hora de colocar músicas para ele ouvir, cantar para ele ou contar histórias.

Os ossos do crânio do bebê não estão juntos ainda, e isso serve para facilitar a passagem dele na hora do nascimento. Esses ossos vão se unir aos poucos no primeiro ano de vida.

O que você sente?

  • Está inchada?

Mantenha as pernas elevadas, deite do lado esquerdo e descanse sempre que puder. Essas posições fazem o líquido circular melhor.

Atenção: não é preciso beber menos líquidos por causa do inchaço. Ingerir bastante líquido continua sendo importante na sua gravidez para limpar os rins, ajudar no intestino e na produção de sangue.

Para saber mais sobre como evitar ou diminuir o inchaço, clique aqui!

O seu médico irá vigiar semanalmente os sintomas de pré-eclampsia: ou seja, pressão arterial elevada e exames para verificar a presença de proteína na urina.

37 semanas de gravidez

Dentro da barriga: o bebê vai estar de cabeça para baixo. Ele já está se preparando para sair, mas ainda é considerado prematuro, porque ainda precisa ganhar peso e amadurecer melhor o cérebro e o pulmão.

O que você sente?

Sentindo um alívio? Se você vinha sentindo falta de ar, é provável que melhore nesta semana. Porque o bebê fará o “encaixe” se posicionando mais para baixo, se preparando para sair. Isso alivia a pressão que estava lá no seu diafragma e no pulmão.

Por outro lado, você pode sentir uma pressão extra na parte mais abaixo do abdômen e da pélvis.

O jeito é simplesmente tentar relaxar. Evite usar calcinhas que te apertem ou incomodem para não atrapalhar o seu descanso.

38 semanas de gravidez

Dentro da barriga: as substâncias que protegiam a pele do seu bebê estão se soltando e irão ajudar a terminar o intestino do bebê. Depois de nascer, o bebê irá eliminar este conteúdo (que é chamado de mecônio) nas primeiras fezes dele, e possui uma coloração mais escura.

O que você sente?

Está chegando a hora! Muita ansiedade por aí? Mesmo que você tenha calculado a data do nascimento dele, 85% dos bebês nascem dentro de duas semanas da data prevista.

Está visitando muitos banheiros? O bebê está crescendo e se encaixando mais baixo na sua pélvis. Isso faz pressão sobre a sua bexiga. Mesmo assim, não deixe de beber água e se manter bem hidratada.

Saiba o que é a hora de ouro (golden hour): a recomendação da Associação Americana de Pediatria é que o primeiro momento após o nascimento seja entre mãe e bebê, sem pressa, em um ambiente calmo. Esse ato traz muitos benefícios, e um deles é facilitar e muito o início da amamentação, porque nessa hora o bebê está mais ativo e preparado para ser amamentado pela primeira vez.

39 semanas de gravidez

Dentro da barriga: o seu bebê já está do tamanho de uma melancia pequena!

O sangue circulando pela placenta compartilha seus anticorpos com o bebê. Isso irá ajudar a combater infecções após o nascimento.

Ao amamentar, o seu leite fornecerá ainda mais anticorpos e proteção para a vida toda. Por isso, informe-se sobre a amamentação e aprenda a pega correta. Amamentar é natural, mas também é um grande aprendizado!

Saiba tudo sobre amamentação clicando aqui.

O que você sente?

É alarme falso ou não? Se você tiver contrações irregulares que vão embora quando você mudar de posição ou caminha, pode ainda não ser a hora do parto.

Mas fique atenta! Cronometre suas contrações com cuidado: caso estejam em intervalos regulares e ocorram a cada cinco minutos durante pelo menos uma hora, é o seu bebê “batendo na porta”…

A bolsa rompeu? Está mesmo na hora!

40 semanas de gravidez

Dentro da barriga: Se o seu bebê estiver com os pés ou bumbum para baixo, o profissional de saúde pode tentar virá-lo. Caso não funcione, ele deverá conversar com você sobre a possibilidade de um parto cesariana.

O que você sente?

Você conseguiu chegar ao grande dia!

Os três sinais clássicos do parto são:

  • contrações regulares que se tornam mais constantes e longas.
  • um corrimento vaginal de muco;
  • ou sua bolsa rompendo.

Você já sabe o que fazer quando a bolsa romper? A primeira coisa é manter a calma. Diferente do mundo dos filmes, não precisa sair correndo desesperada: o rompimento da bolsa não significa que o bebê nascerá imediatamente.

Você pode avisar com tranquilidade o seu acompanhante e o seu médico, tomar um banho, arrumar as coisas e seguir para a maternidade. A quantidade da saída desse líquido pode variar: em algumas mulheres ele pode gotejar, e em outras pode ser intensa.

Você sabia? Mesmo que ele não nasça agora, o nascimento não é considerado atrasado até atingir a 42ª semana.

Mariana Bastos Gomes Nolasco

37 anos, casada, residente de Itaperuna. Possui Graduação em: Estética (2008), Nutrição (2013), Atualmente cursando Medicina (término em 2024). Pós-Graduação em: Docência do Ensino Superior; Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia; Neurociêntista. Membro da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ABRANMI). Formação complementar: Doula, Consultora de Sono Infantil, Educadora Parental Infantil, Consultora em Aleitamento Materno, Laser terapeuta, Costureira Industrial do Vestúario, Modelagem Feminina e Maquiagem Profissional.

Artigos Recentes

Descubra como utilizar o Cartão Cidadão para sacar o FGTS durante a gravidez!

Olá, futura mamãe! Se você está grávida e se preparando para a chegada do seu bebê, é importante estar ciente… Leia mais

10/07/2023

Bronquiolite e seu crescimento de casos em 2023

Segundo o FIOCRUZ, houve um aumento expressivo de 45% das internações por Síndrome Respiratória Aguda em crianças, principalmente pela bronquiolite.… Leia mais

08/06/2023

CARTÃO MERCANTIL: Vale a pena solicitar?

Assim como qualquer cartão de crédito, o CARTÃO MERCANTIL possibilita ao contratante comprar no Brasil e no exterior, além de… Leia mais

08/06/2023

21 objetos que você está usando errado!

Confira neste artigo quais são os objetos que provavelmente você está usando de forma errada! Você já parou para pensar… Leia mais

08/06/2023

Vacina para Vírus Sincicial aprovada!

Melhor notícia para pais e pediatras! O vírus sincicial respiratório (VSR) é a maior causa de internação pediátrica por quadros… Leia mais

25/05/2023

O Perigo Invisível: Os Riscos Ocultos das Pilhas e Baterias em Brinquedos

Atenção à Segurança dos Brinquedos Quando se trata da segurança das crianças, é essencial analisar todos os aspectos dos brinquedos… Leia mais

23/05/2023